As crianças, desde muito pequenas,
interagem com o meio natural e social no qual vivem com isso aprendem sobre o
mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões. Vários
são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de
jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade,
noticias de atualidade, historias de outros tempos etc. As vivencias sociais,
as historias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as
crianças parte de um todo integrado. O eixo de trabalho denominado Natureza e
Sociedade reúnem temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que
o trabalho ocorra deforma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as
especialidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos
das Ciências Humanas e Naturais. Vários conteúdos relativos às áreas das
Ciências Humanas e Naturais sempre estiveram presentes na composição dos
currículos e programas de educação infantil. Na maioria das instituições, esses
conteúdos estão relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores
na sua escolaridade. Com relação ao tempo e espaço, normalmente os conteúdos
são tratados de forma desvinculada de suas relações com o cotidiano, com os costumes,
com a História e com o conhecimento geográfico construído na relação entre os
homens e a natureza. Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que
parte da ideia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que
esta próxima a ela e, portanto, que seja materialmente acessível e concreto; e
também da ideia de que, para ampliar sua compreensão sobre a vida em sociedade,
é necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
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