A educação deve ser vista como um processo global,
progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu
aperfeiçoamento, pois em qualquer meio sempre haverá diferenças individuais,
diversidade das condições ambientais que são originários dos alunos e que
necessitam de um tratamento diferenciado. Neste sentido devem-se desencadear
atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento
crítico do educando, como exemplo: práticas ligadas a música e a dança, pois a
música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude
prazerosa no cotidiano do professor e do aluno.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos
sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos
sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som,
mais ela descobrirá a sua
qualidades.
Portanto é muito importante exercitá-la desde muito
pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. FARIA (2001),
define que a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde
pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir,
conhecida como 'cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante,
pois o aluno convive com ela desde muito pequeno.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio,
criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão
rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções,
neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial
e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno. Para STABILE
citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) "a música e a dança permitem a expressão
pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende e
se desenvolver através dela".
A expressão musical desempenha importante papel na vida
recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade,
promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música
também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades
criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda
e total. FARIA (2001, p. 24), "A música como sempre esteve presente na
vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida
ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar
neles o senso de criação e recreação".
A escola, enquanto espaço institucional para transmissão
de conhecimentos socialmente construídos, pode se ocupar em promover a
aproximação das crianças com outras propriedades da música que não aquelas
reconhecidas por elas na sua relação espontânea com a mesma.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas
quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções
musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também
de origens diversas, como, de outras famílias, de outras comunidades, de outras
culturas de diferentes qualidades: folclore, música popular, música erudita e
outros.
As atividades musicais nas escolas devem partir do que as
crianças já conhecem, desta forma, se desenvolve dentro das condições e
possibilidades de trabalho de cada professor.
FARIA (2001, p. 4), "A música passa uma mensagem e
revela a forma de vida mais nobre, a qual, a humanidade almeja, ela demonstra
emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma conta das pessoas,
envolvendo-as".
trazendo lucidez à consciência".
A música como qualquer outra arte acompanha
historicamente o desenvolvimento da humanidade e pode se observar ao analisar
as épocas da história, pois em cada uma, ela está sempre presente.
A música é algo constante na vida da humanidade, pode-se
comprovar isto, em todos os registros da trajetória da história.
As crianças sabem que se dança música, isto é, que a dança
está associada à música, e geralmente sentem grande prazer em dançar. Se os
professores levarem isso em conta e considerarem como ponto de partida o
repertorio atual de sua classe (os das crianças e o próprio) e puderem expandir
este repertório comum com o repertório do seu grupo cultural e de outros
grupos, criando situações em que as crianças possam dançar, certamente estarão
contribuindo significativamente para a formação das crianças. (ESTEVÃO, 2002,
p. 33),
A música na vida do ser humano é tão importante como real
e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas. No
contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a
aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de
maneira ativa e refletida. DUCORNEAU (1984), o primeiro passo para que a
criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências
sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade,
depois disso, estará em posição de escuta.
A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a
apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a
reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música
harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de
pensamento, sentimento e ação.
A música afeta de duas maneiras distintas no corpo do
indivíduo: diretamente, com o efeito do som sobre as células e os órgãos, e
indiretamente, agindo sobre as emoções, que influenciam numerosos processos
corporais provocando a ocorrência de tensões e relaxações em várias partes do
corpo. Para GAINZA (1988), a música é um elemento de fundamental importância,
pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o
desenvolvimento.
A música não substitui o restante da educação, ela tem
como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta
desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz. Porém, sem a
utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois nenhuma outra atividade
consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a
sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a
afetividade.
STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as
pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer
hora respira-se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz
com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos,
pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência,
sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem
um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.
Conclui-se que a música está ligada ao ser humano desde
muito cedo e que sem ela o mundo se tornaria vazio e sem espírito.
Musica é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve
ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global,
emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma
significativa na aprendizagem.
É necessário que os professores se reconheçam como
sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que leve em conta
a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das
crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão
procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira,
situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construir
conhecimento sobre música e dança.
Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo
de ensino aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso
em sala de aula.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/16851/1/A-Importancia-da-Musica-no-Desenvolvimento-Infantil/pagina1.html#ixzz1TRTj7tpn
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