Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

PROJETO INSETOS DE JARDIM _ BERÇARIO



TURMA: BERÇÁRIO:

 

JUSTIFICATIVA: Partindo do princípio de que o bebê se desenvolve de acordo com a cultura onde ela é concebida, a criança é um ser onde cada uma delas se apresenta com maior ou menor intensidade nos diferentes estágios de seu desenvolvimento e aprendizagem. Seu desenvolvimento acontece através da emoção, imitação, representação, e aos poucos penetra de forma progressiva no mundo do conhecimento.


 No dia a dia com nossas crianças, podemos perceber que a grande maioria, demonstra curiosidade em conhecer e explorar o meio em que vive. O conhecimento de mundo da criança nesse período, depende das relações que ela vai estabelecendo com os outros e com as coisas.


             Portanto, buscamos através desse projeto, insetos de jardim, em que, numa simples brincadeira no parque, surgiu o interesse das crianças querendo pegar as formigas na mão, para brincar.


            Nessa perspectiva, após pesquisas, percebemos a importância desse inseto à natureza, pois, por mais que as formigas incomodem, a natureza precisa delas. As formigas representam a maior parte da população de insetos do planeta.


Sendo assim, esses pequenos insetos de jardim, estimularam e desenvolveram a capacidade de criação, imaginação, sensação, e percepção, interagindo o conhecimento corporal e intelectual das crianças.

 

OBJETIVO GERAL:Desenvolver ações pedagógicas que despertem e agucem a curiosidade das crianças, para que as mesmas comecem desde a mais tenra idade a valorizarem a própria cultura, bem como, o meio em que vivem.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Realizar passeios no CEI. e vizinhanças;
  • Cantar músicas referentes ao tema;
  • Explorar o imaginário infantil;
  • Desenvolver a expressão oral e o raciocínio lógico.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

  • Compreensão de palavras através de cantigas, para que a criança amplie seu vocabulário por meio da música;
  • Passeios com as crianças nas ruas, nos carrinhos, para que eles observem os insetos, (formigas), e com isso os mesmos tem a oportunidade de conviver com a natureza;
  • Cantar músicas como por ex. Sacudi, sacudi (cantada pela Eliana);
  • Confecção de móbiles para o teto e berços;
  • Confecção de insetos (formiga) de sucata para as crianças brincarem;
  • Atividades para explorar os órgãos dos sentidos como: experiência e contato com os insetos;
  • Contar a história da Cigarra e a Formiga, com ilustrações de figuras das mesmas.

 

 

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita num processo contínuo no decorrer do projeto, respeitando as diferenças de cada um.

 Através da observação e registro diário; será anotado pontos positivos e negativos, onde serão considerados como aspectos relevantes também para a avaliação, interesse, criatividade, espontaneidade das crianças, e alcance dos objetivos propostos.

 
CRONOGRAMA: 20 DIAS.

 
REFERÊNCIAS:

PCN – Caderno de Pluralidade Cultural

REVISTA. Guia Prático para Professores de Educação Infantil. São Paulo, Lua das Artes, 2006-2007.

0 comentários:

Postar um comentário