TURMA:
BERÇÁRIO:
JUSTIFICATIVA:
Partindo do princípio
de que o bebê se desenvolve de acordo com a cultura onde ela é concebida, a
criança é um ser onde cada uma delas se apresenta com maior ou menor
intensidade nos diferentes estágios de seu desenvolvimento e aprendizagem. Seu
desenvolvimento acontece através da emoção, imitação, representação, e aos
poucos penetra de forma progressiva no mundo do conhecimento.
No dia a dia com nossas crianças, podemos
perceber que a grande maioria, demonstra curiosidade em conhecer e explorar o
meio em que vive. O conhecimento de mundo da criança nesse período, depende das
relações que ela vai estabelecendo com os outros e com as coisas.
Portanto, buscamos
através desse projeto, insetos de jardim, em que, numa simples brincadeira no
parque, surgiu o interesse das crianças querendo pegar as formigas na mão, para
brincar.
Nessa perspectiva, após pesquisas, percebemos
a importância desse inseto à natureza, pois, por mais que as formigas
incomodem, a natureza precisa delas. As formigas representam a maior parte da
população de insetos do planeta.
Sendo
assim, esses pequenos insetos de jardim, estimularam e desenvolveram a capacidade
de criação, imaginação, sensação, e percepção, interagindo o conhecimento
corporal e intelectual das crianças.
OBJETIVO
GERAL:Desenvolver
ações pedagógicas que despertem e agucem a curiosidade das crianças, para que
as mesmas comecem desde a mais tenra idade a valorizarem a própria cultura, bem
como, o meio em que vivem.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Realizar
passeios no CEI. e vizinhanças;
- Cantar
músicas referentes ao tema;
- Explorar
o imaginário infantil;
- Desenvolver
a expressão oral e o raciocínio lógico.
DESENVOLVIMENTO:
- Compreensão de palavras através de cantigas, para
que a criança amplie seu vocabulário por meio da música;
- Passeios com as crianças nas ruas, nos carrinhos,
para que eles observem os insetos, (formigas), e com isso os mesmos tem a
oportunidade de conviver com a natureza;
- Cantar músicas como por ex. Sacudi, sacudi (cantada
pela Eliana);
- Confecção de móbiles para o teto e berços;
- Confecção de insetos (formiga) de sucata para as
crianças brincarem;
- Atividades para explorar os órgãos dos sentidos
como: experiência e contato com os insetos;
- Contar a história da Cigarra e a Formiga, com
ilustrações de figuras das mesmas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita num processo contínuo no decorrer do projeto, respeitando as diferenças
de cada um.
Através da observação e registro diário; será
anotado pontos positivos e negativos, onde serão considerados como aspectos
relevantes também para a avaliação, interesse, criatividade, espontaneidade das
crianças, e alcance dos objetivos propostos.
CRONOGRAMA:
20 DIAS.
REFERÊNCIAS:
PCN – Caderno de Pluralidade Cultural
REVISTA. Guia Prático para Professores de
Educação Infantil. São Paulo, Lua das Artes, 2006-2007.
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